
Histologia prediz sobrevida de pacientes com câncer de mama invasivo
Estudo alemão concluiu que pacientes com câncer de mama lobular invasivo apresentam sobrevida global significativamente melhor do que aqueles com o câncer ductal na mesma região. Por outro lado, os autores da pesquisa não identificaram diferenças significativas entre os dois tipos de câncer no que diz respeito à sobrevida livre de doença. De acordo com artigo publicado na edição de janeiro dos Archives of Gynecology and Obstetrics, as informações disponíveis até o momento sobre o assunto eram controversas e os resultados contribuem para o entendimento da questão.
Conduzida por pesquisadores do departamento de ginecologia e obstetrícia do hospital universitário de Munique (Alemanha), a pesquisa analisou os dados de 5.689 mulheres com câncer de mama invasivo. “Com o objetivo de focar no impacto da histologia do tumor, foram excluídos todos os pacientes com metástase primária e os pacientes submetidos a quimioterapia adjuvante ou tratamento anti-hormonal. Foram incluídos apenas pacientes com histologias mostrando invasão lobular ou ductal puras”, explicam Darius Dian e colegas, autores do estudo, no texto.
Os resultados confirmaram que a histologia do tumor das 2.058 pacientes incluídas no estudo era um fator prognóstico (indicativo do curso da doença) independente para sobrevida global no câncer de mama, embora o mesmo não fosse válido para a sobrevida livre de doença. Segundo o artigo, as análises realizadas mostraram que os paciente com câncer de mama lobular invasivo apresentavam uma sobrevida global significativamente melhor do que aqueles com um tumor ductal invasivo também na mama.
Fonte: Unisite